Benefícios da Cogeração

Os principais benefícios da cogeração são:

  • Economia de Energia Primária

A maior eficiência energética e económica traduz-se em menores custos por kWh. Redução das perdas de transporte em virtude da proximidade das centrais de cogeração a unidades consumidoras de energia elétrica.

  • Redução de emissão de poluentes

Reduções até 50% de emissão de CO2 em resultado da eficiência e eliminação das emissões de óxido de enxofre no caso de sistemas de cogeração a gás natural.

  • Fiabilidade do fornecimento de eletricidade

Pequenas centrais de Cogeração de energia elétrica e calor ligadas à rede elétrica, asseguram operação ininterrupta no caso de falha de abastecimento da rede.

  • Aumento de estabilidade do sistema eléctrico

As unidades de trigeração asseguram um alívio significativo às redes do sistemas elétrico durante o Verão.

  • Diminuição do consumo de combustíveis fósseis

As cogerações com recursos renováveis (biocombustíveis sólidos, biocombustíveis gasosos industriais e com origem em aterros), para além de reduzirem a necessidade de combustíveis fósseis, permitem o escoamento de resíduos e a eliminação de odores, potenciando a sustentabilidade ambiental.

A Finertec dispõe de experiência relevante na área da cogeração, sendo já reconhecidamente um dos maiores players nacionais na produção independente de eletricidade.

Da carteira de operações da Finertec faz parte um conjunto significativo de centrais de cogeração próprias, bem como operação e manutenção de centrais de terceiros.

 

Poderá também ter interesse em Cogeração